Esquadrias de aluminio Balneário Camboriú – (47) 4141-9900 / whats: (47) 99617-2922
Esquadria de alumínio: vantagens, tipos e dicas essenciais
Está em busca de um material bom, bonito e barato para suas portas e janelas? Então pode apostar sem medo nas esquadrias de alumínio JM VIDROS ESQUADRIAS E AÇO INOX . Esse é um dos materiais mais utilizados atualmente e no post de hoje você vai entender o porquê disso, acompanhe com a gente:
Porque optar pela esquadria de alumínio? Quais as vantagens?
O alumínio é um material leve, resistente e durável por natureza, isso você já deve saber. Mas o que mais ele tem a oferecer quando é utilizado em esquadrias? Confira abaixo todas as vantagens das esquadrias de alumínio:
Durabilidade e resistência
Uma das grandes vantagens do alumínio é a sua resistência à corrosão, o que o torna especialmente indicado para regiões litorâneas que tendem a sofrer com a maresia. Contudo, essa vantagem também se aplica aos grandes centros urbanos, uma vez que a resistência do material é diariamente colocada à prova em meio a poluição e poeira. As esquadrias de alumínio, quando bem cuidadas, possuem uma vida útil muito superior a qualquer outro material, como a madeira ou o ferro.
Variedade
Atualmente existe no mercado uma variedade enorme de esquadrias de alumínio que se diferenciam tanto pela cor, quanto pelo formato e volume. Você pode optar por uma janela de esquadria de alumínio branca ou preta, por exemplo, dependendo do seu projeto.
Facilidade de manutenção
As esquadrias de alumínio são muito fáceis de limpar e conservar, além de não exigirem manutenção constante como acontece com portas e janelas de madeira, por exemplo. Mais adiante, nesse mesmo post, você verá um passo a passo completo de como limpar janela de alumínio.
Padronização da fachada
As esquadrias de alumínio permitem uma padronização visual da fachada, uma vez que é possível fazer portas, janelas e demais vãos com o mesmo material. Dessa forma você garante uma fachada mais bonita e harmônica.
Vidros variados
A esquadria de alumínio permite também a utilização de diferentes tipos de vidros, indo desde os comuns até os laminados e temperados. Ainda é possível optar pelos vidros que trazem isolamento térmico e acústico deixando o projeto ainda mais completo.
Design e estética
Os modelos atuais de esquadrias de alumínio são muito modernos e atraentes visualmente, sem contar que as possibilidades de abertura ajudam a unir funcionalidade com estética. Mais um ponto positivo para o alumínio.
Valorização do imóvel
Todas essas características quando unidas tem o potencial de aumentar a valorização do imóvel, afinal quem não quer uma casa com portas e janelas bonitas, duráveis e fáceis de conservar?
Tipos de esquadria de alumínio
Esquadria de alumínio basculante
foto
O modelo de esquadria de alumínio basculante é o mais utilizado em banheiros, cozinhas e áreas de serviço. As esquadrias de alumínio do tipo basculante possuem uma abertura acionada por meio de uma haste lateral, de modo que as “folhas” se abram por igual no sentido de dentro para fora.
Esquadria de alumínio de abrir
foto
O modelo de esquadria de alumínio de abrir perdeu um pouco de espaço nos últimos tempos, já que a preferência maior é pelos modelos de correr. Mas caso opte por esse tipo de esquadria saiba que o modo de abertura dela geralmente é feito de dentro para fora.
Esquadria de alumínio de correr
foto
A esquadria de alumínio de correr é o modelo mais utilizado atualmente, ele se encaixa muito bem tanto em portas, quanto em janelas. Uma das principais vantagens desse tipo de esquadria é que ela economiza espaço interno, uma vez que a abertura é feita rente à parede, diferentemente dos modelos basculantes e de abrir. As esquadrias de alumínio de correr ainda apresentam características modernas e com a possibilidade de serem feitas sob medida. Esse modelo de esquadria vai muito bem em quartos, salas, varandas e como uma divisória sutil de ambientes amplos e integrados.
Maxim ares de alumínio
foto
Como o próprio nome sugere, as esquadrias no modelo maxim ares proporciona uma grande circulação de ar no ambiente, dada a abertura total geralmente acionada por uma haste que empurra a folha para fora. E, por mais parecidas que possam parecer, o modelo maxim ares é diferente do modelo basculante, sendo que essa última costuma trazer duas ou mais folhas, enquanto a maxim ares possui uma única folha em sua estrutura.
Esquadria de alumínio oscilo batente
foto
A esquadria de alumínio possui uma – ou melhor – duas aberturas, tornando-se um modelo muito versátil. O modelo oscilo batente pode ser aberto “tombando” a folha para baixo ou abrindo-a de modo convencional. Além das duas possibilidades de abertura, esse tipo de esquadria pode ou não acompanhar veneziana. Essa versatilidade faz com que o modelo oscilo batente possa ser usado desde quartos até banheiros e áreas de serviço.
Como limpar e conservar uma esquadria de alumínio
Limpar e cuidar das esquadrias de alumínio é um processo simples, já que o material tolera muito bem a exposição a água. Mas para não restar dúvidas, veja as dicas abaixo de como limpar portas e janelas de alumínio:
- Use apenas detergente neutro diluído em água e uma esponja macia para a lavagem. Na hora de secar, use um pano macio que não solte fiapos. Não utilize esponjas de aço ou de outros materiais que possam arranhar o alumínio. Também não é indicado o uso de produtos como saponáceos, vaselinas, solventes ou com substâncias ácidas, uma vez que podem danificar a pintura e manchar a superfície da esquadria;
- A limpeza das esquadrias domésticas deve ser realizada em média uma vez por ano. No entanto, portas e janelas de correr devem receber uma atenção mais frequente na limpeza, especialmente nos trilhos, já que o acumulo de poeira pode danificar as roldanas e o sistema de abertura;
- Para deixar a sua esquadria de alumínio brilhando e com aparência de nova, faça uma mistura de óleo de cozinha e álcool em partes iguais e passe sobre a esquadria depois de ter feito a limpeza.
Elas são fundamentais em qualquer casa, mas nem sempre recebem a devida atenção. Está mais do que na hora de virar esse jogo. Por isso o post de hoje vai falar exclusivamente delas: as esquadrias.
Talvez você não saiba, mas as esquadrias podem representar até 18% do custo total de uma casa. São elas as responsáveis pela iluminação, ventilação e outros detalhes que vamos te contar logo mais.
Mas antes, vamos começar esclarecendo algo fundamental: o que são, afinal, essas tais esquadrias?
O que são esquadrias?
Toda casa possui esquadrias. Basta você dar uma olhada em torno do ambiente em que está para logo perceber uma, duas, três ou até mais delas.
As esquadrias nada mais são do que os elementos utilizados para o fechamento de vãos. Portanto, onde existe uma porta ou uma janela, existe também uma esquadria.
Acontece que nem todas as esquadrias são iguais. Elas se diferem tanto no formato, quanto no tamanho, no tipo de material e no modo de abertura.
E entre tantos modelos vem a pergunta: como escolher a esquadria ideal para minha casa? Essa é a pergunta que vamos te responder logo mais, continue acompanhando esse post.
Vantagens e principais características das esquadrias
Acabamento moderno
As esquadrias, especialmente as de alumínio e ferro, garantem um visual moderno e arrojado para os ambientes interiores de uma casa. Ao optar pelo uso de esquadrias internas, observe sempre o impacto estético que essas peças terão no projeto e procure alinhá-las com o estilo predominante na construção.
Iluminação e ventilação
Uma das grandes características e, consequente vantagem das esquadrias, é a melhora significativa na iluminação e na ventilação dos ambientes. Ou seja, quanto mais esquadrias mais luz natural entrando e mais ar fresco circulando.
Vedação
As esquadrias também se caracterizam pela função de vedar e estancar a entrada de água e ar em excesso. Com as esquadrias, a água da chuva e os ventos não penetram para o interior da residência.
No caso do uso de esquadrias internas, como em banheiros e cozinhas, o vapor de água, os odores e a gordura também são estancados.
Integração e demarcação de ambientes
As esquadrias, especialmente nos ambientes internos, são uma ótima maneira de demarcar e integrar ambientes ao mesmo tempo, uma vez que elas não fecham o espaço por completo, apenas limitam visualmente cada um deles.
Como escolher as esquadrias
Existe uma série de fatores que precisam ser levados em consideração antes da escolha da esquadria. Listamos abaixo os principais deles, acompanhe:
Durabilidade, resistência e manutenção
Antes de comprar a sua esquadria é fundamental analisar a durabilidade e a resistência do material com que ela é fabricada, o que impacta diretamente na manutenção.
As esquadrias de alumínio, por exemplo, não oxidam, ou seja, não enferrujam. Isso quer dizer que a durabilidade delas é bem maior do que uma esquadria de ferro que, por sofrer com a oxidação, exige manutenção constante.
As esquadrias de madeira são resistentes, mas sofrem com a ação do tempo e com as intempéries climáticas. Por isso necessitam de manutenção com mais frequência.
Normas Técnicas
Todo tipo de esquadria precisa cumprir com as normas técnicas, especialmente a norma ABNT NBR 10.821. Por isso sempre solicite um atestado ou laudo certificando que a esquadria atende essas exigências.
Local de uso
Também é fundamental avaliar o local que será instalada a esquadria. Cada ambiente possui características e necessidades diferentes que implicam diretamente no tipo de esquadria.
O local fica exposto a chuvas, sol e umidade? Recebe ventos fortes e frequentes? Para locais que sofrem com a ação do tempo, as esquadrias de madeira e ferro não são muito indicadas porque se deterioram com mais rapidez. Já no caso de locais altos e com ventos constantes é imprescindível uma esquadria reforçada e com vidro temperado capaz de resistir a pressão do ar.
Tipos de esquadrias
As esquadrias também se diferenciam pelo modo de abertura. Confira abaixo as mais comuns:
De abrir
As esquadrias de abrir são aquelas de uma folha só e que giram sobre dobradiças, muito comuns em portas de entrada e de ambientes internos. Alguns modelos de janela também apresentam esse sistema.
De correr
As esquadrias de correr são práticas, funcionais e muito indicadas para espaços pequenos, uma vez que elas economizam área interna. É possível encontrar tanto portas, quanto janelas nesse sistema de abertura. Caso opte por esse tipo de esquadria preste muita atenção na qualidade dos trilhos.
Basculante
As esquadrias tipo basculante são aquelas que se projetam metade para dentro e metade para fora do ambiente em sentido horizontal, como acontece com os portões de garagem. A maioria das esquadrias basculantes é formada por janelas projetadas para locais altos.
Maxim-ar
As esquadrias maxim-ar são muito semelhantes as basculantes, mas com a diferença desse modelo atingir uma abertura de quase 90°, proporcionando uma ventilação extra para o ambiente. Muito comum em banheiros, cozinhas e áreas de serviço.
Guilhotina
As janelas guilhotinas são muito comuns em casas de fazenda e casas antigas. Esse modelo apresenta duas folhas que podem ser abertas com uma folha para cima e outra para baixo ou as duas na mesma posição.
Camarão
As esquadrias do tipo camarão, conhecidas também como sanfonadas, podem ser usadas para portas e janelas. Nesse modelo, a abertura é feita com as folhas dobrando uma sobre a outra, obtendo um vão de abertura de quase 100%, sendo muito indicadas para espaços pequenos e que precisam economizar área.
Veja a seguir os principais materiais utilizados para fabricação de esquadrias em 60 projetos inspiradores:
Esquadrias de alumínio
As esquadrias de alumínio são as preferidas hoje em dia. Elas são resistentes, duráveis, não exigem manutenção, tem ótima capacidade de vedação e são super modernas. O único inconveniente desse tipo de esquadria é que ela tende a custar um pouco mais do que as de ferro e de aço, contudo, o custo beneficio compensa.